O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) firmaram Termo de Cooperação Técnica para implantação das ferramentas Balcão Virtual e Juízo 100% Digital no âmbito do parquet estadual. A reunião, realizada na sede do TJPI, foi acompanhada pelo presidente da AMAPI, juiz Leonardo Brasileiro.
Para o presidente do TJ-PI, Desembargador Oliveira, trata-se de um importante mecanismo virtual que compõe as ações desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação e que estão tornando o judiciário estadual cada vez mais célere e eficiente.
Ao destacar a importância as ações de inovação tecnológica em vigor, o Desembargador Olímpio Galvão (Coordenador do Opala Lab) informou que dos projetos incluídos no Programa Justiça 4.0, o Tribunal de Justiça já implementou o Balcão Virtual em 256 unidades judiciárias e o Juízo 100% Digital, modalidade de tramitação processual onde todos os atos processuais são realizados de forma eletrônica e remota, em todas as unidades judiciárias de competência cível do Poder Judiciário Estadual.
Segundo o Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, esta parceria vai permitir e facilitar o contato das partes e advogados com os membros e servidores do Ministério Público. Essas ferramentas possibilitam uma comunicação direta, sem a necessidade de deslocamento até a Promotoria ou Procuradoria de Justiça. O nosso esforço é para colocá-las em funcionamento o mais breve possível em todas as nossas unidades”, destacou Cleandro Moura.
Fonte: TJPI