A juíza Valdênia Moura Marques de Sá tomou posse como juíza eleitoral substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em solenidade realizada nesta segunda-feira (18/11), no Gabinete da Presidência.
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou o pioneirismo da magistrada, a primeira mulher a atuar como juíza na auditoria da Justiça Militar. Ele também lembrou sua experiência nas Zonas Eleitorais de Capitão de Campos e Teresina.
Após prestar juramento e assinar o Termo de Posse, a magistrada foi saudada pelos membros da Corte. O vice-presidente do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil, ressaltou o histórico de decisões inovadoras da instituição e a contribuição esperada da nova juíza. O desembargador Francisco Gomes e a juíza Maria Luíza de Moura Mello destacaram a trajetória e a relevância da paridade de gênero no Judiciário.
Em seu discurso, Valdênia agradeceu pela confiança e reafirmou seu compromisso com a Justiça Eleitoral. “Sou entusiasmada com minha profissão e honrarei a confiança depositada em mim, contribuindo para os pilares da Democracia e Soberania Popular”, disse.
A escolha da magistrada foi definida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) na 144ª sessão ordinária administrativa, em substituição ao juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto, cujo biênio encerrou em 8 de novembro.
Com 28 anos de atuação no TJPI, Valdênia Moura Marques de Sá é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí – TJ/PI desde 1997; é Titular da Vara Militar, integrante da 2ª Câmara Especializada Criminal e 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Piauí; membro do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais – AMAJME.
A posse contou com a presença de autoridades, servidores, jornalistas, familiares e amigos da empossada.
Com informações: TRE-PI