O juiz Marcelo Mesquita, da 2ª Vara Criminal de Parnaíba, fará o lançamento do livro “Capitão Flirk e o artefato dos cinco elementos”, nesta sexta-feira (10), durante a programação do 20º SALIPI (Salão do Livro do Piauí), que acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Ao falar sobre sua obra, o magistrado destaca que, antes de ser arte, escrever é um ato de gratidão pelo conhecimento adquirido ao longo da vida. Com isso em mente, o juiz se empenhou na missão de transmitir, através dos seus livros jurídicos, um pouco dessa experiência acumulada durante 20 anos de atuação como juiz de direito.
“O alcance de livros técnicos, no entanto, ficava limitado aos operadores do direito sendo minha obra sobre Cibercrimes, onde se busca trazer elementos para o enfrentamento dessa prática delitiva, um exemplo. Diante disso, alinhei minha paixão por histórias fantásticas, por sua capacidade de cativar, inspirar sonhos, causar deslumbre e de nos levar a outros mundos, com o poder das reflexões existenciais e éticas inseridas na trama e no âmago dos personagens”, relata Marcelo Mesquita.
O magistrado explica que tamanho era o fascínio por tais narrativas que todas as noites inventava algumas para seus filhos, sempre carregadas de ensinamentos. A distância da família, em razão do exercício da magistratura, de acordo com o juiz, também foi outra inspiração para escrever a obra.
“Como estava longe de casa, eu gravava as histórias em áudio e as enviava para os pequenos dormirem, surgindo assim, em meio a tantas outras: “Capitão Flirk e o artefato dos cinco elementos”, que teve participação ativa de Letícia, minha primogênita, na elaboração da trama, personagens, criaturas, objetos e outros componentes. A obra conta a história do Capitão Flirk Sullivan e de sua família na busca de um objeto misterioso, detentor de poderes surpreendentes, sendo a saga do ex-pirata compartilhada por sua filha Malet, uma garota destemida que em meio a batalhas, intrigas e às incertezas da juventude, busca o seu próprio destino”, relata.
A OBRA
A aventura e desafios frente a piratas, monstros, feitiços, tempestades e ciladas trazem profundas reflexões sobre quais tesouros realmente possuem valor e que preço estamos dispostos a pagar para alcançá-los.
A obra, com sua narrativa dinâmica e envolvente, agrega elementos fantásticos a uma aventura marítima e está recheada de ponderações acerca de diferentes etapas de nossas vidas, seja a adolescência de Malet, ou a maturidade de Flirk e Nelson, sendo destinada a leitores jovens de espírito, dos 12 aos 99 anos.
O livro estará disponível no SALIPI, durante o Bate-Papo Literário, no próximo dia 10, das 17h às 18h, ou pela Amazon (impresso e digital), https://amzn.to/3L0Zv4x.
Fonte: TJPI