Nessa terça-feira (27), o presidente da Amapi, juiz Leonardo Brasileiro, participou de reunião virtual com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. Na pauta da reunião, pleitos da Magistratura nacional e os eixos de gestão do ministro.
“Foi uma reunião muito positiva. A presidente Renata Gil e alguns presidentes de associações filiadas à AMB puderam externar várias questões importantes para a Magistratura, como a Política de Valorização do 1º Grau de Jurisdição; eleições diretas para presidente dos Tribunais; e políticas de saúde e segurança dos Magistrados. Parabenizamos e agradecemos à presidente da AMB, Renata Gil, pela articulação desse encontro com o Ministro Fux, fundamental para alinhar objetivos em prol da Magistratura nacional”, frisa o presidente da Amapi, Leonardo Brasileiro.
Durante a reunião, Fux afirmou que a prioridade de sua gestão é a valorização da magistratura. O ministro também disse que ele “não aceitará nenhuma perda de direitos para os magistrados”.
A presidente da AMB, Renata Gil, ressaltou alguns focos de atuação da entidade, como as eleições diretas para os presidentes dos tribunais; a Resolução 219 do CNJ, que dispõe sobre a distribuição de servidores, de cargos em comissão e de funções de confiança nos órgãos do Judiciário de primeiro e segundo graus; e a defesa da pauta para que os juízes de carreira ocupem a maior parte das cadeiras do STF e cortes superiores.
Com informações: AMB