O desembargador Manoel de Sousa Dourado representou a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) no encontro das escolas judiciais e da magistratura, realizado dias 2 e 3 de março, na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em Brasília.
Na ocasião, o desembargador Dourado assinou o Termo de Adesão da ESMEPI à Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (RENEJUM). A iniciativa, que tem como propósito maior possibilitar a aprendizagem e inovação, foi concebida a partir da necessidade de ampliar ainda mais o alinhamento e a integração entre os normativos do Conselho Nacional de Justiça e a formação e o aperfeiçoamento das magistraturas federal e estadual brasileiras.
Dentre as atribuições da RENEJUM, estão a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos voltados à implementação de atos normativos e políticas públicas no Poder Judiciário; o compartilhamento de boas práticas, conhecimentos e informações referentes à educação judicial e inovação no sistema de justiça; a socialização de iniciativas inovadoras e sustentáveis no que se referem à gestão educacional, ao currículo e à avaliação no âmbito da educação dos membros do Poder Judiciário; bem como o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas voltadas à excelência da tutela jurisdicional prestada, fazendo convergir as ações de aperfeiçoamento promovidas entre os seus membros.
Na manhã da quinta-feira (2/3), após a abertura e enquanto ocorria a reunião do diretor-geral da Enfam com os diretores e as diretoras das escolas judiciais e da magistratura, ocorreu o painel Diagnóstico: panorama das escolas estaduais e federais – potencialidades e demandas para atuação da Enfam.
Durante a tarde, os participantes do Encontro foram direcionados para grupos de trabalhos (GTs), que funcionaram como momentos de socialização entre as escolas para o levantamento de demandas, potencialidades e desafios da Rede. As proposições e considerações dos GTs foram apresentadas na manhã da sexta-feira (3/3), segundo dia do Encontro, que também contou com a palestra do Prof. Dr. José Vieira de Souza sobre o papel das equipes gestoras, de docentes e demais profissionais da Escola na implementação do projeto pedagógico institucional.
Com informações: ENFAM