Foi empossada, nesta sexta-feira (6), a nova Diretoria do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) para o biênio 2023-2024. Ao assumir a presidência da Corte, o desembargador Hilo de Almeida Sousa destacou, em seu discurso, a importância de o Judiciário estar cada vez mais próximo à sociedade, oferecendo uma prestação jurisdicional célere e eficiente.
“Passamos por um momento em que as instituições estão sendo conclamadas para a defesa do exercício da cidadania e só uma Justiça forte é capaz de fazer a cidadania ser respeitada. É nossa missão encontrar novas e eficientes formas de estreitar esse laço entre o Judiciário e a população”, disse Hilo de Almeida Sousa.
Para tanto, o desembargador ressaltou que, durante sua gestão, o TJPI irá maximizar o acesso à justiça, implantando pontos de inclusão digital pelo Piauí, especialmente onde ainda não há comarcas. “Na gestão do desembargador Oliveira, o TJPI avançou bastante em modernização, tecnologia e digitalização dos processos. É chegada a hora de avançar ainda mais e levar a justiça onde o povo está”, completou.
Investir na ampliação das secretarias unificadas, sustentabilidade ambiental, regularização fundiária e valorização dos servidores foram outros pontos destacados pelo presidente recém-empossado do TJPI.
Além do desembargador Hilo de Almeida Sousa, também foram empossados o vice-presidente, desembargador Manoel de Sousa Dourado; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão; o corregedor do Foro Extrajudicial e diretor da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), desembargador José Ribamar Oliveira; e o ouvidor-geral da Justiça, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.
O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), juiz Maurício Machado, acompanhou a solenidade e desejou aos empossados, em nome dos magistrados do Piauí, uma gestão eficiente e de sucesso. “A Associação dos Magistrados tem sido parceira do Tribunal em questões importantes, como valorização da Magistratura, avanço do parque tecnológico do Tribunal, melhoria de condições de trabalho para magistrados e servidores, dentre outras pautas. Desejamos à Diretoria empossada uma gestão de muito sucesso”, frisou Maurício Machado.
A solenidade de posse foi acompanhada por diversas autoridades, como o governador Rafael Fonteles; o vice-governador Themístocles Sampaio; o ministro do STF, Nunes Marques; a ministra do TST, Liana Chaib; o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; magistrados; parlamentares federais e estaduais; familiares e amigos dos empossados.
__
Itamara Santiago | Ascom AMAPI