Foi aberto, nesta quinta-feira (15), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, o Encontro da Corregedoria da Justiça Piauiense 2018 (eCOPI), que tem como tema “Gestão das Unidades Judiciárias”. Participam do evento juízes, secretários de varas e assessores de magistrados da Capital e do interior. O eCOPI também está sendo transmitido ao vivo por meio do canal da Corregedoria Geral do Estado do Piauí no Youtube. O encontro segue até esta sexta-feira (16).
“A realização deste evento integra o nosso Plano de Metas e busca fomentar um diálogo mais próximo entre primeiro e segundo graus. Esse é um momento para debatermos como melhorar a prestação jurisdicional, oferecendo também capacitação. Não há mais espaço para trabalhar com improvisos”, afirmou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, anfitrião do evento.
O primeiro palestrante do dia, magistrado Marcus Vinícius Mendes dos Valle, juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Minas Gerais e autor do livro “Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias”, ressaltou a importância do tema do eCOPI. “É um tema instigante tanto para servidores quanto para magistrados. O que propomos é a discussão de um conteúdo relacionado diretamente ao cotidiano das unidades”, comentou o magistrado, que proferiu palestras sobre “Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias” e “Sustentabilidade Econômica no Poder Judiciário”.
Sustentabilidade e interatividade
A magistrada Melissa Pessoa, juíza auxiliar da Corregedoria e coordenadora do evento, ressalta a proposta inovadora do eCOPI, especialmente em relação a sustentabilidade e interatividade. “Dentro da proposta do eCOPI, que aborda um tema essencial para a melhoria da prestação jurisdicional, está a adoção de iniciativas relativas a sustentabilidade e interatividade. Então, reduzimos a utilização de papel e optamos por priorizar ferramentas eletrônicas”, explica a magistrada.
Melissa Pessoa acrescenta ainda que a transmissão ao vivo do evento por meio da página da CGJ-PI no Youtube viabiliza uma maior abrangência ao eCOPI. “Com isso, nós possibilitamos que aqueles que não conseguiram se inscrever, já que tínhamos um número limitado de vagas, também possam acompanhar as discussões, além de interagir por meio do envio de perguntas aos palestrantes e do quiz via página eletrônica do evento”, detalha.
Abertura
Durante o ato solene de abertura do evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Erivan Lopes, parabenizou a Corregedoria pela realização do eCOPI e destacou algumas medidas adotadas pela atual gestão do TJ-PI voltadas à melhoria da prestação jurisdicional, além de frisar que, com a expansão do processo eletrônico, as demandas nos gabinetes dos magistrados tendem a superar as de secretarias.
Compuseram ainda a mesa da honra da solenidade os desembargadores: Luiz Brandão de Carvalho, vice-corregedor da Justiça, Raimundo Nonato Alencar, Fernando Lopes, Othon Lustosa, Eulália Pinheiro, Haroldo Rehem, Sebastião Ribeiro Martins, José Francisco do Nascimento, José James Pereira e Pedro Macedo, além do presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Thiago Brandão.
Fonte: CGJ-PI