AMAPI promove palestra sobre migração de regime previdenciário para magistrados

03 de março de 2023

Os magistrados e magistradas do Piauí tiveram a oportunidade de se informar melhor sobre os impactos da migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Em palestra ministrada nesta sexta-feira (3), no Palácio da Justiça, o desembargador federal Rodrigo Tenório expôs as vantagens e desvantagens de optar pelo novo regime, abordando o tema “Regime de Previdência: é hora de migrar?”.

O desembargador federal explicou que o objetivo da palestra não era estabelecer qual a melhor escolha sobre migrar ou não. Segundo Rodrigo, a avaliação deve ser feita caso a caso, de acordo com o perfil de cada magistrado. “Cada um precisa estudar a sua situação particular e entender os detalhes envolvidos nessa definição. Migrar e não migrar é uma escolha que deve ser avaliada de forma individual, de acordo com a realidade de cada magistrado”, frisou.

Durante a palestra, Tenório elencou fundamentação jurídica e um aprofundamento matemático sobre as opções de regimes de previdência. Também explicou sobre quem pode migrar; as vantagens e desvantagens da migração para o regime de previdência complementar; o cálculo do benefício especial; procedimentos e condições para o recebimento da aposentadoria por invalidez e pensão por morte, depois da migração, dentre outros tópicos importantes da legislação previdenciária.

“Parabenizo a AMAPI por realizar esse momento para os seus associados. É um tema necessário e urgente para análise dos magistrados, para que consigam definir a melhor escolha para o futuro”, completou.

O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, lembrou que os magistrados do Piauí têm até o mês de outubro para definirem qual regime de previdência desejam seguir. “Estamos com o período de migração aberto aqui no Piauí. Planejamos esse momento com o professor Rodrigo para, nesse cenário, em que se aproxima o prazo final para migração de regimes, oportunizar o máximo de informações possíveis para auxiliar os magistrados e magistradas do Piauí sobre a conveniência de migrar ou não”, disse.

Representando a Presidência do TJPI, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins agradeceu a presença do professor Rodrigo Tenório e a iniciativa da AMAPI em realizar a palestra. “Assim como os demais colegas, ainda tenho dúvidas sobre qual caminho seguir. Parabenizo o presidente Maurício pela iniciativa em realizar esse momento para esclarecimentos”.

Ao final, os magistrados puderam tirar dúvidas com o professor Tenório, tanto de forma presencial como também pela plataforma Teams.

CONSULTORIA FINANÇAS DO SERVIDOR

Responsável pelo Grupo Finanças do Servidor, o sócio-gerente Rodrigo Puttini falou sobre a importância da palestra e dos serviços que serão oferecidos aos magistrados do Piauí.

“Esse momento da migração causa muita aflição ao servidor. Por isso, a participação e a conscientização com conhecimento vai trazer muito mais tranquilidade na escolha de qual caminho o magistrado deve seguir e se fará ou não a migração. Então, dentro de toda a esteira de negócios que são desenvolvidos e estarão disponíveis para os associados, como e-book, palestras, tutorias individualizadas e coletivas, estudos, planejamento de investimentos, relatórios individualizados, tudo isso vai ser, no decorrer dos dias, liberado para os associados da AMAPI”, explica Puttini.

___

Por: Itamara Santiago | Ascom AMAPI

« Voltar
©2017 - ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS PIAUIENSES - AMAPI
Todos os diretitos reservados.
Rua Jonatas Batista, 735 - Centro • Cep: 64000-400 • Teresina – Piauí
Fone/fax (86) 3222-7824 E-mail: amapi.amapi@gmail.com