O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, Maurício Machado, assinou, nesta quarta-feira (10), o Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, em evento realizado no Ministério Público do Estado do Piauí, zona Leste de Teresina. O Pacto é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que foi representado na solenidade pelo juiz Jayme de Oliveira, presidente da Comissão de Saúde do CNMP.
O conselheiro Jayme de Oliveira explicou que o Pacto visa conscientizar a população sobre a importância do Plano Nacional de Imunização (PNI). “Este Pacto, na verdade, é um grande convite à população para que possamos, novamente, colocar o Brasil como modelo de vacinação para o mundo. A assinatura do termo é só o começo. Vamos propor e executar diversas ações, com propostas que envolvem, além de estratégias de comunicação, o diálogo entre as instituições, capacitações e atividades de caráter educacional junto às escolas. Esta ação é um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse Oliveira.
O presidente da AMAPI, juiz Maurício Machado, reforçou a importância da iniciativa e a capacidade do CNMP em articular diversas instituições em prol da saúde pública. “A AMAPI é signatária do pacto e reforça o compromisso dos magistrados do Piauí com iniciativas que impactam positivamente na vida da população. Também é uma alegria receber, no nosso Estado, o colega Jayme de Oliveira, que já presidiu a Associação dos Magistrados Brasileiros e está sempre junto conosco nas causas associativas”, frisou.
Presente à solenidade, o juiz Leonardo Trigueiro, ex-presidente da AMAPI e atual diretor de Assuntos Legislativos da AMB, reforçou o compromisso da Magistratura com o Pacto. “A Magistratura brasileira não poderia ficar de fora desse momento tão relevante para a população, numa intensa mobilização em prol de mais conscientização sobre a importância da vacina”, pontuou.
Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal
Lançado em 30 de novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.
Além da AMAPI, firmaram compromisso, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Hilo de Almeida; a Defensora Pública-Geral, Carla Yascar; a Vice-Presidente da OAB-PI, Daniela Freitas; representando a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves; o Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Ari Ricardo Ferreira; a Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Feitosa, o Presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), Dagoberto Barros da Silveira; o Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-14), Rodrigo Amorim; o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PI), Antônio Neto; a Coordenadora do Comitê de Saúde do Piauí, Marina Barros Mendes; e o Primeiro Secretário do Conselho Estadual de Saúde, Emídio Marques.
Por: Itamara Santiago | Ascom AMAPI