A juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio assumiu o cargo de juíza eleitoral substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), nesta terça-feira (5/11), em solenidade realizada no Gabinete da Presidência do tribunal.
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou a trajetória da magistrada na área eleitoral e sua atuação em prol da paridade de gênero no Judiciário. “A juíza Keylla é uma profissional preparada, com trabalho destacado nacionalmente e uma inspiração na promoção da igualdade de gênero”, afirmou.
Após prestar juramento e assinar o Termo de Posse, Keylla foi saudada por membros da Corte, que ressaltaram sua contribuição ao Direito, incluindo decisões marcantes como a que reforçou o respeito às cotas de gênero em candidaturas femininas.
Em discurso, a juíza expressou gratidão pela nomeação e reafirmou seu compromisso com a Justiça Eleitoral. “A diversidade é uma força poderosa que fortalece nossas instituições e enriquece nosso entendimento da sociedade. Estou comprometida em trabalhar incansavelmente pelo povo piauiense e pela manutenção de uma democracia forte e justa”, declarou.
A magistrada foi escolhida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) em substituição ao juiz Sebastião Firmino Lima Filho, que encerrou seu biênio em setembro. A nomeação seguiu os critérios estabelecidos pela Constituição Federal e normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Trajetória
Juíza titular da 3ª Vara da Família de Teresina, Keylla também coordena a Coordenadoria de Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PI e é vice-presidente de Segurança e Qualidade de Vida da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI).
Com mais de 22 anos de carreira, é mestre em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, especialista em Direito Eleitoral pela UFPI, e coordenadora do Movimento Nacional pela Paridade no Poder Judiciário.
A posse reuniu autoridades do TRE-PI, TJ-PI, AMAPI, jornalistas, amigos e familiares da empossada.
Com informações: TRE-PI