Nesta segunda-feira (14), em sessão solene no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), tomaram posse oito novos Juízes Substitutos aprovados no último concurso público para a magistratura (Edital 001/2015).
Foram empossados seis juízes e duas juízas: Lucyane Martins Brito; Hilma Maria da Silva Lima; Alexandrio de Araújo Trindade; José Cláudio Diógenes Porto; Manfredo Braga Filho; Thiago Carvalho Martins; Eduardo de Azevedo Laranjeira; e Caio Cezar Carvalho de Araújo.
A Juíza Substituta Lucyane Martins falou em nome dos empossados. “Essa função que nos foi dada e o cargo que hoje assumimos, nos traz um sentimento único de realização e creio que este é o sentimento dos demais colegas. Dessa forma, nos comprometemos a prestar essa missão, essa prestação jurisdicional da melhor forma possível, levando justiça a quem procurar o poder judiciário”, enfatizou a magistrada.
O Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), Juiz Leonardo Brasileiro, acompanhou a sessão de posse presencialmente e enfatizou que os novos juízes devem estar atentos aos anseios da sociedade contemporânea por uma justiça mais célere e eficaz. Brasileiro lembrou que o concurso foi uma primeira etapa dos muitos desafios inerentes às funções de um magistrado: “Hoje, os novos juízes estão sendo investidos na jurisdição, mas o magistrado em cada um vai sobressair é no dia a dia do trabalho, na conquista do respeito da comunidade em que irão atuar. Essa é a dedicação que a Magistratura exige e que a sociedade espera. Desejo uma nova etapa de muito sucesso aos novos magistrados e magistradas do Piauí”, disse o presidente da AMAPI.
Para o presidente do TJ-PI, desembargador Oliveira, a chegada de novos juízes e juízas representa uma renovação da força de trabalho do tribunal e evidencia uma preocupação da atual gestão, que é qualificar e aumentar a prestação jurisdicional. Temos buscado a cada dia mais recursos para melhorarmos a prestação dos serviços da justiça. Temos trabalhado diuturnamente neste sentido. A chegada de todos vocês é motivo de alegria e satisfação para todos nós que fazemos o TJ do Piauí. Agora vocês começam uma vida nova, uma missão nobre que é a de julgar. Creio que irão desempenhar bem as funções. Desejo que cada um cumpra esse objetivo, que é garantir a pacificação social. Cada juiz e juíza deverá estar atento às atualizações do mundo moderno e assim, deverá ser a posição de cada um e cada uma. Sejam todos bem vindos”, destacou o presidente Oliveira.
Na ocasião, os novos magistrados e magistradas assumiram o compromisso legal de bem desempenhar as funções do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal, a Constituição do Piauí e as leis.
Com informações: TJPI