Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou o Título de Cidadania Piauiense à juíza Maria Célia Lima Lúcio, titular do Juizado Cível e Criminal da Fazenda Pública do Piauí. A proposição da concessão do título foi do deputado Evaldo Gomes (PTC). A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos, magistrados, entre outras autoridades.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, e em seguida, presidida pelo deputado Evaldo Gomes, autor do pedido. Em sua fala, o parlamentar destacou que a Assembleia aprovou, por unanimidade, a homenagem.
“É uma juíza que engrandece a magistratura do Piauí, com grandes serviços prestados ao Estado, sempre buscando honrar a sua profissão de juíza, julgando com imparcialidade, sobretudo aplicando a lei e concedendo o direito a quem busca, especialmente aos cidadãos piauienses”, ressalta Evaldo Gomes.
A homenageada agradeceu o título do concedido e falou do seu sentimento de alegria e gratidão pelo gesto especial da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado Evaldo Gomes, de lhe conferir o título de cidadania.
“O que tenho feito como magistrada aqui no Piauí, além do dever do ofício, é também uma retribuição de todo carinho, amor e solidariedade que esse maravilhoso povo piauiense me tem dedicado ao longo de 36 anos atuando aqui nessa terra”, declara a juíza Maria Célia.
O desembargador Edvaldo Moura também ocupou a tribuna para enaltecer a homenageada. Também estiveram presentes na solenidade, o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Valério Chaves; o esposo da homenageada, Carlos Eduardo Pinheiro Lúcio; e os filhos, Carlos Eduardo Lúcio Filho e Miguel Victor Lima Lúcio; o capitão Santos Silva, representando o 2º Batalhão de Engenharia e Construção – 2º BEC; dentre outros.
Biografia
Natural de Jaguaribe, município do Ceará, a homenageada Maria Célia Lima Lúcio é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); pós-graduada em Direito Processual Civil – Lato Sensu, pela Faculdade Cândido Mendes do Rio de Janeiro; e cursou MBA em Gestão Judiciária, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Foi advogada militante por cerca de cinco anos, antes da magistratura em 1987, quando começou a atuando em várias comarcas do Piauí. Foi juíza membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) no biênio 2015/2017 e, atualmente, é titular do Juizado Cível e Criminal da Fazenda Pública do Piauí.