A Associação dos Magistrados Piauienses vem a público manifestar solidariedade à toda população de Brumadinho (MG), que, na última sexta-feira, dia 25 de janeiro de 2019, foi surpreendida com o rompimento de uma barragem no Córrego do Feijão, de responsabilidade da mineradora Vale.
É com muita tristeza e preocupação que recebemos essa notícia, bem como as consequências humanas e ambientais deste triste episódio, que se repete após três anos do maior desastre ambiental do país, ocorrido em Mariana, também no estado de Minas Gerais.
Mais uma vez, a população é severamente penalizada e nos indigna a todos pela incapacidade de se evitar que desastres desta natureza voltem a acontecer.
Diante de tamanha tragédia, com vidas perdidas e incontáveis consequências ao meio ambiente, espera-se que as autoridades de fiscalização atuem de forma eficiente no atendimento às famílias atingidas e, por óbvio, na apuração de responsabilidades e na reparação de danos.
Por fim, em nome dos magistrados piauienses, a Amapi se solidariza com a população de Brumadinho e de Minas Gerais, ressaltando a importância de uma legislação ambiental eficaz, com aplicabilidade e fiscalização, para que tragédias como essa não aconteçam jamais.
Thiago Brandão de Almeida
Presidente da Amapi