O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realiza, nesta quinta (2) e sexta-feira (3), o Encontro de Juízes Eleitorais – Eleições 2018. A finalidade é debater, junto aos magistrados que conduzirão as eleições deste ano, as medidas referentes ao planejamento e logística do pleito.
Entre os temas debatidos no encontro, estão: Segurança das Eleições; Logísticas das Eleições 2018 e Integração entre os Sistemas Eleitorais; Atividades do Juiz nas Eleições 2018 e apresentação de cartilha eleitoral; Controle Interno; Legislação Eleitoral e Partidária e Base de Pesquisa de Jurisprudência; e ainda Suprimento de Fundos.
O presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida, destaca a importância do encontro. “Os juízes eleitorais são responsáveis por conduzir o processo eleitoral e, diante do pleito que se aproxima, nada mais oportuno que colocar esses temas em debate. A Justiça Eleitoral do Piauí é uma das mais eficientes, conforme mostram os relatórios do CNJ, e, certamente, nestas eleições, os juízes cumprirão a missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral”, frisa o magistrado.
Os juízes eleitorais são os juízes de Direito de primeiro grau de jurisdição integrantes da Justiça Estadual. Algumas de suas atribuições são: processar e julgar os crimes que não sejam da competência originária do TSE e dos TREs; expedir títulos eleitorais e conceder transferência de eleitor; tomar todas as providências ao seu alcance para evitar atos ilícitos das eleições.