18/08/2017 - 08h44 | Atualizado em 22/09/2017 - 21h08
Por Administrador - admin@amapi.org.br

Treze juízes substitutos são empossados pelo TJPI

Foram empossados, na tarde dessa quinta-feira (17), no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, 13 juízes substitutos que reforçarão os quadros da Justiça estadual piauiense. A solenidade foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira; presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, Thiago Brandão de Almeida; corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; dentre outras autoridades, magistrados, familiares e amigos dos empossados.

Na ocasião, os novos magistrados acompanharam a leitura do termo de compromisso de atuação no cargo e assinaram o termo de posse. “Promover uma sociedade justa e igualitária é uma ousadia. E este é o nosso desafio e cumpri-lo será a nossa glória. Estamos adentrando no Poder Judiciário do Piauí e nos colocamos a serviço do jurisdicionado. Ser juiz não significa apenas dizer o Direito, mas, acima de tudo, resolver o conflito com o empenho que cada situação impõe. E isso não se resume apenas a produzir números, sentenças ou despachos, mas encontrar respostas, responder aos questionamentos que a sociedade formula, numa frenética ânsia de se ver o justo. Cabe a nós aplicar a lei, promovendo experiências que melhorem a vida daqueles que de algum modo, por alguma razão, tiveram seu direito tolhido”, disse Talita Cruz Sampaio, juíza recém-empossada e aprovada em primeiro lugar no certame.

Para o presidente da Amapi, Thiago Brandão de Almeida, a posse dos novos juízes atende uma antiga solicitação da entidade, que tem trabalhado pelo incremento dos quadros de juízes no Piauí. “Segundo o Tribunal, a partir de agora todas as unidades judiciárias piauienses terão um magistrado. É uma conquista extremamente relevante, principalmente para a população, que terá uma resposta mais célere dos seus processos. Aos juízes que hoje foram empossados, que exerçam diariamente a filosofia da humildade, que escutem seus colegas, opiniões diferentes, que compreendam a importância e o desafio de ser juiz. E a Amapi estará sempre a postos para colaborar com o que for possível”.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, fez questão de enaltecer a importância da solenidade, convidou os colegas a colaborar com o trabalho das associações e reforçou a importância da humanização do juiz no labor diário. “Para a AMB, é uma honra participar desta posse, até porque é a primeira vez que participamos de uma posse de magistrados aqui no Piauí. Fazer com que todas as comarcas do Piauí tenham um juiz é muito importante porque aproxima o juiz da sociedade e faz com que as pessoas entendam a importância do magistrado. Neste momento, em que a magistratura e todo o país passa por um momento difícil, nós temos um grande desafio que é manter a magistratura unida e forte. E nunca esqueçamos que para ser um bom juiz, é preciso amar as pessoas para desenvolver bem a função, pois atrás dos nossos computadores há gente, gente sofrendo, esperando uma decisão judicial, ansiando para resolver um problema. Se isso não for esquecido, do começo ao fim da carreira, com certeza você será um bom juiz”, afirmou Jayme de Oliveira.

Antes de começarem os trabalhos nas comarcas do Piauí, os magistrados farão o Curso de Formação Inicial, iniciado hoje. A aula magna foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, João Otávio Noronha. “A partir de hoje, os empossados serão juízes 24 horas por dia e terão um enorme desafio pela frente. Eles serão respeitados quanto maior for o conhecimento e o respeito pela lei e pelo Direito. Nós, juízes, somos servidores da Constituição Federal. O maior compromisso do magistrado é com o respeito à Constituição e a todos os seus princípios, acima dos interesses pessoais, demonstrando imparcialidade. Precisamos dar à sociedade a compreensão de uma decisão justa, pautada no princípio da imparcialidade, considerando os princípios técnicos das regras e das leis e fazer estabelecer a ordem constitucional. Esse o maior compromisso do magistrado”, frisou o corregedor.

Com a posse dessa quinta, o Piauí passa a contar com 186 magistrados, sendo 19 desembargadores, 131 juízes de primeiro grau, 27 Juizados Especiais, 12 Turmas Recursais e 13 juízes substitutos.

Confira a lista dos 13 juízes substitutos empossados:

Anderson Brito da Mata

Danilo Melo de Sousa

Denis Deangelis Brito Varela

Enio Gustavo Lopes Barros

Ermano Chaves Portela Martins

Georges Cobiniano Sousa de Melo

José Sodre Ferreira Neto

Luciana Claudia Medeiros de Souza

Nauro Thomaz de Carvalho

Patricia Luz Cavalcante

Robledo Moraes Peres de Almeida

Tallita Cruz Sampaio

Uiesmeire Ferreira Coelho

Confira as fotos da posse AQUI.